7 reações normais do bebê recém-nascido que podem assustar!
agosto 7, 2017
Entenda um pouco mais o que é a Morte Súbita do lactente!
agosto 22, 2017

Acidentes em bebês? Vamos evitar?

Oi mamães!

Na minha experiência como pediatra, posso dizer que frequentemente me deparo com casos inusitados. Sempre aparece uma novidade nas perguntas que me fazem. Afinal cada criança é única e cada mamãe é única também.

Mas, por outro lado, na maior parte do tempo, as dúvidas que chegam a mim no dia a dia, são as mesmas.

Por isso eu decidi escrever este post respondendo a algumas perguntas que eu recebo sobre como evitar acidentes em bebês .

 

 

  • Posso colocar o meu bebê no andador?

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria, não recomenda o uso do andador, pois ele atrasa o desenvolvimento psicomotor dos bebês. Segundo a instituição, a criança deve passar por todas as fases de evolução, tanto psicológicas quanto físicas, e andar é uma delas. Neste caso, eu percebo que muitas mamães ficam receosas achando que a criança está demorando demais para dar os primeiros passo. Mas o que temos que levar em consideração é que cada bebê tem o seu tempo. Uns demoram mais que outros. Eu indico o processo natural que é o “cair e levantar” até conseguir. Sem contar que o andador é um risco grande de acidentes.

 

 

  • Posso deixar o meu bebê sozinho no trocador?

 

Nunca deixe o seu bebê sozinho, principalmente em cima da cama, do trocador, do sofá. Os bebês são muito mais rápidos e espertos do que imaginamos. Eles aprendem a rolar e rolam num piscar de olhos.

 

 

  • O berço deve possuir grades de proteção?

 

Sim, todos os berços devem possuir grades de proteção e estas devem ser mantidas elevadas enquanto o bebê estiver no berço. Quando o limite superior da altura da grade for menor do que ¾ da altura da criança o berço não deverá ser mais utilizado, pois o bebê conseguirá “escalar” e sair do berço sozinho. Quando ele passar a utilizar a cama, esta deverá ter proteção em ambos os lados também.

 

 

  • Como utilizar as cadeiras de alimentação com segurança para o meu bebê?

 

As cadeiras de alimentação devem ter a base alargada, possuir trava nas rodinhas e cinto de segurança. Este último deve ser utilizado SEMPRE, assim evitamos que os apressadinhos queiram se levantar e sair do cadeirão sozinhos.

 

Apesar de todos os mecanismos utilizados nos dias de hoje para evitar os acidentes, eles ainda acontecem e, a grande maioria, dentro das nossas casas… Portanto, a supervisão constante do seu bebê por um adulto é o ponto fundamental da segurança dele.

Fiquem seguros! Um beijo

Dra Pati.

Comentários

comentários