Como disciplinar o meu filho? Temos que ter muita paciência e criatividade!
junho 6, 2017
Existe hora certa para largar a fralda?
junho 22, 2017

Hora do Banho! E agora?

 

A hora do banho pode ser um momento divertido e especial para compartilhar com seu bebê. Mas é também um momento de muito cuidado e atenção. Eu separei algumas dicas para você, mamãe, que vão ajudar bastante:

 

  • A primeira e mais importante regra é esta: Nunca deixe seu bebê sem supervisão, mesmo que por um minuto. As crianças podem se afogar em menos de uma polegada de água. Então, separe com antecedência tudo que você vai precisar durante o banho (sabonete, toalha, fralda limpa, roupa limpa, etc.).

 

  • Se a campainha ou o telefone tocar e você sentir que precisa atender, enrole seu bebê em uma toalha e leve-o com você.

 

  • Certifique-se de que o banheiro esteja em temperatura confortável, cerca de 24 graus Celsius. Os bebês podem ficar gelados rapidamente.

 

  • Não coloque o seu bebê em uma banheira quando a água ainda estiver funcionando. A temperatura da água pode mudar ou a água pode ficar muito profunda.

 

  • Faça a banheira familiar segura: as banheiras são incrivelmente escorregadias, então a dica é utilizar uma mini banheira especial para bebês, ou se você preferir,  uma esteira de banho de borracha. Colocar uma almofadinha no topo da mini banheira pode ajudar a proteger a cabeça do seu bebê.

 

  • A água do banho deve estar confortavelmente quente (teste-a com seu pulso ou dentro do seu cotovelo para se certificar de que não está muito quente).

 

  • Preencha a banheira com apenas 10 centímetros de água. Para bebês que já conseguem sentar, você pode comprar uma espuma. Mas, fique atenta. Não deixe que isso lhe dê uma falsa sensação de segurança – os bebês podem tombar com facilidade, então não é um substituto da sua atenção.

 

  • Ensine seu bebê a não ficar em pé na banheira.

 

  • Mantenha os aparelhos elétricos (como secadores de cabelo e chapinhas) longe da banheira.
  • Não use banhos de espuma. Eles podem ser irritantes para a uretra, o que, por sua vez, pode aumentar o risco de infecções do trato urinário.

 

  • Ajuste o seu aquecedor de água para 48 graus  celsius. Cuidado, um bebê pode levar apenas três segundos para ter queimaduras de terceiro grau, caso a água esteja a uma temperatura de 60 graus celsius. Eu gosto de chamar muita atenção por isso, pois é essa a configuração padrão de muitos aquecedores de água quando saem das fábricas.

 

 

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida? Escreve aqui para mim. Quem sabe eu não faço da sua pergunta um tema para o meu próximo post. Você já viu o nosso Instagram? Lá você tem acesso a dicas rápidas e práticas. Vamos nos conectar por lá? É só seguir @mamae_pergunta. Eu espero você.

 

Bjs

Dra. Pati

Comentários

comentários