Vamos falar um pouquinho sobre viroses?
novembro 16, 2017

Vamos falar sobre puberdade precoce?

O que é puberdade precoce?

A puberdade é a fase da vida em que o corpo de uma criança sofre mudanças, transformando-se em corpo de adulto. Quando essas modificações acontecem antes da idade ideal, chamamos de Puberdade Precoce.

 

Qual a idade normal para iniciar a puberdade em meninas e meninos?

Em meninas a puberdade ocorre entre 8 -13 anos, e em meninos entre 9 -14 anos.

O primeiro sinal de puberdade nas meninas é o surgimento do broto mamário, e nos meninos é o aumento do tamanho dos testículos.

 

Quais as causas da puberdade precoce?

A puberdade precoce é causada pelo aumento da produção dos hormônios sexuais antes da hora. Podendo ser por exposição a algum hormônio (medicamentos) ou porque suas glândulas (pituitária, ovários nas meninas e testículos nos meninos) passaram a produzir esses hormônios sexuais de forma precoce.

O início da puberdade pode ser influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais (condições socioeconômicas, estado de saúde, nutrição).

Meninas cujas mães menstruaram mais cedo, meninas com relato de puberdade precoce na família paterna, meninas que tiveram baixo peso ao nascer ou que sofreram de obesidade na infância podem apresentar puberdade precoce.

Quando nenhuma causa é identificada, diz-se que a puberdade precoce é idiopática.

 

Quais as consequências da puberdade precoce?

Transtornos psicológicos e de comportamento.

Maior risco de abuso sexual.

Baixa estatura quando adulto.

Maior risco de obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer (atribuídos à exposição precoce ao hormônio estrógeno).

 

Qual é o tratamento da puberdade precoce?

Sempre devemos tratar a causa da puberdade precoce. No caso da puberdade precoce central, o tratamento consiste de injeções mensais ou trimestrais de um hormônio que faz a puberdade regredir. Esta mesma medicação “freia” o desenvolvimento do esqueleto, melhorando a estatura final destas crianças. A expectativa é manter o tratamento até por volta dos 12 anos de idade óssea e após liberar o corpo para se desenvolver na hora certa. Em alguns casos é necessário cirurgia para remover a causa do problema, e em outras vezes nenhum tratamento é recomendado, além do acompanhamento médico.

 

ATENÇÃO: na suspeita de puberdade precoce o endocrinologista pediátrico deve ser consultado para investigação, acompanhamento, e, se necessário, tratamento ideal para cada caso.

 

Saiba mais em: www.sbp.com.br

 

Um beijo

Dra Pati.

Comentários

comentários