Fimose? Operar ou não operar?
outubro 31, 2017
Vamos falar sobre puberdade precoce?
novembro 23, 2017

Vamos falar um pouquinho sobre viroses?

Por que sempre é virose?

Quando você leva seu bebê para consultar, o pediatra quase sempre diz que é uma virose. Existem muitos tipos de vírus que podem causar os mesmos sintomas, ou sintomas parecidos. Estes sintomas são: febre, secreção nasal, tosse, secreção ocular, garganta vermelha, lacrimejamento, falta de apetite, dor abdominal, náuseas, vômitos, diarréia, dor de cabeça, dor retro ocular, dor de ouvido, entre outros… E eles podem se manifestar isoladamente ou até todos juntos… dependerá do tipo do vírus e sua agressividade e da imunidade da criança.

Então, a grande maioria das crianças consultam por estes sintomas e elas estão bem clinicamente, sem sinais de gravidade, portanto fica claro que apresentam um quadro de virose.

 

Mas não tem como saber qual seria o vírus?

Em muitos casos tem como descobrir qual é o vírus através de exames de sangue ou das secreções, mas como não mudaria o tratamento, pois não existe tratamento para a maioria dos vírus, seria um exame desnecessário.

 

E como tratamos essas viroses?

Normalmente é indicado repouso, hidratação e sintomáticos. Os quadros virais costumam durar em torno de 7 a 10 dias, pois é o ciclo que o vírus permanece no nosso organismo. Portanto é uma doença autolimitada.

 

Atenção: os resfriados, gripes, a maioria das amigdalites, a maioria das otites, as gastroenterites, a maioria das meningites são causadas por vírus. O mesmo vírus pode se manifestar em algumas crianças como resfriado e em outras como meningite…

A contaminação é muito rápida caso as crianças convivam intimamente (por exemplo: irmãos e coleguinhas na escolinha), por isso a indicação é que não frequentem a escolinha enquanto estiverem com sintomas virais.

 

Sinais de alerta para uma doença mais grave:

  • febre alta de difícil controle
  • mesmo baixando a febre a criança segue muito prostrada
  • manchas pela pele
  • extremidades cianóticas
  • falta de ar mesmo sem febre
  • secreção amarelada e/ou esverdeada
  • mucosas secas
  • vômitos incoercíveis
  • quando a mãe acha que a criança está piorando e que não está bem

 

E lembre-se que nos primeiros 2 anos de vida, as crianças apresentam em média 9 viroses por ano, portanto não se apavore, é assim mesmo, com todo mundo!!!

 

Você tem alguma outra pergunta? Faça aqui!!!

Um beijo

Dra Pati

Comentários

comentários